29 de setembro de 2015

Relações ruins foi uma escolha dos EUA diz Putin

Putin: Relações com EUA 'chegam ao pior nível ", e isso é uma escolha que os EUA fizeram

 

By Patrick Goodenough | 29 de Setembro, 2015 | 4:27 AM EDT
O presidente russo, Vladimir Putin fala com jornalistas russos depois de sua reunião com o presidente Obama, em Nova York na segunda-feira, 28 de setembro de 2015. (Foto: Presidência da Rússia)

(CNSNews.com) - O presidente russo, Vladimir Putin, disse hoje que as relações entre seu país e os Estados Unidos estavam "em um nível muito baixo", e ele culpou os EUA pela deterioração.

Falando a jornalistas russos depois de se reunir com o presidente Obama, à margem da Assembléia Geral das Nações Unidas, Putin disse que a Rússia estava sempre pronta para melhorar o relacionamento.


"As relações entre a Rússia e os Estados Unidos, infelizmente, estão a um nível muito baixo - é muito óbvio, mesmo sem os meus comentários", disse ele em resposta a uma pergunta da agência de notícias RIA Novosti . "Mas não foi a nossa iniciativa para diminuir o nível das nossas relações, de tal forma."

"Essa é a posição assumida pelos nossos parceiros americanos. É bom ou ruim? Eu acho que é ruim -para nossas relações bilaterais e para a situação global. Mas é uma escolha que os Estados Unidos fizeram. Estamos sempre prontos para  recuperar - restaurar as nossas relações ".

No entanto, Putin disse que seu encontro com Obama - que durou o dobro do tempo como havia sido antecipado - tinha sido muito útil.

"Eu particularmente gostei do fato de que foi muito franco", disse ele.

Eles discutiram a situação na Ucrânia, na Síria e no Médio Oriente em geral, disse ele.

"Surpreendentemente, nós compartilhamos um monte de opiniões e pontos de vista em comum. É claro que também há diferenças e nós concordamos em trabalhar juntos sobre eles ".

Uma dessas áreas de diferença profunda relaciona-se com o futuro do presidente sírio, Bashar al-Assad.

Um repórter observou que, em seus discursos na ONU na segunda-feira, tanto Obama e o presidente francês, François Hollande, sublinharam que não havia futuro para Assad como líder.

Putin disse que enquanto ele respeitava Obama e Hollande, "Eu não acho que eles são cidadãos sírios, então eu não acho que eles devem ser envolvidos na decisão sobre o futuro da liderança de outro país. Cabe aos próprios povo sírio decidir isso. a
 http://www.cnsnews.com

Nenhum comentário: