17 de junho de 2015

Grecolapso: População grega com medo do futuro financeiro escondendo dinheiro em casa

Os gregos estão escondendo € 10.000 pacotes em suas casas com medo de Colapso da Grécia
The Guardian

     * Jon Henley, The Guardian

Todo mundo está fazendo isso ", disse Joanna Christofosaki, na frente de um terminal Eurobank no bairro arborizado de Kolonaki  em Atenas. "Nossos amigos todos têm feito isso. Ninguém quer seu dinheiro para ser amanhã inútil. Ninguém quer ser incapaz de chegar a ele. "

Um investigador no departamento de arqueologia da Academia de Atenas, Christofosaki disse que conhecia muitas pessoas que tiveram "€ 10,000 em algum lugar em casa" e muitos outros que optaram por manter o seu esconderijo no escritório. Ela estava entre eles? "Se eu fosse, eu certamente não lhe dizer."

Não foi muito difícil, em plushest distrito central de Atenas na terça-feira, para encontrar pessoas preocupadas que o mais recente colapso das negociações entre a Grécia e os seus credores sobre um novo acordo de ajuda para-reformas pode ter implicações para a segurança - e acessibilidade - de as suas poupanças.

Com o tempo se esgotando rapidamente para garantir um precisava desesperadamente de € 7.2 biliões em novos fundos de resgate antes do final do mês, quando Atenas é devido para pagar € 1,5 bilhão em empréstimos para o Fundo Monetário Internacional, gregos ansiosos começaram a retirar dinheiro do seu país de bancos a uma taxa sem precedentes.

Depósitos bancários têm vindo a diminuir de forma constante desde outubro e agora estão em seu nível mais baixo desde 2004. As retiradas nas últimas semanas têm em média € 200-250m um dia, mas na segunda-feira - após o colapso choque de negociações de última hora entre o governo grego ea sua da zona do euro e internacionais credores - retiradas subiu para € 400 milhões.

"As pessoas estão muito preocupados", disse o proprietário de uma pequena empresa que pediu para não ser identificado. "Eu acho que aqueles que poderiam, já transferido algum dinheiro no exterior. E muitos outros tomaram a alguns milhares, o suficiente para vê-los através de qualquer crise imediata. Eu tenho. "

Sofia, que dirige uma boutique em um dos bairros mais ricos de Atenas, disse que ela e seu marido tinha € 15.000 em um cofre na garagem ", só para ter certeza que não está travado para fora."

Em outros lugares, uma concessionária de automóveis anônimo confessou a "entrar em ouro um pouco. Não muito. Mas é seguro, não é? Isso é o que eles dizem. "

Nikos Grigoriou, que dirige uma consultoria de software, disse que a possível introdução de controles de capital - como aconteceu há dois anos em Chipre - era a grande preocupação agora. "Se eles não conseguem chegar a um acordo e os padrões Grécia, vai haver um monte de pânico. Tudo pode acontecer. "

Os governos usam controles de capital para parar depósitos bancos  em hemorragia e evitar a insolvência. Eles podem envolver a fixação de limites máximos para as transferências externas, a tributação de determinados tipos de retirada, realizando controlos físicos nas fronteiras -, mas também limitando saques em dinheiro em bancos e caixas eletrônicos.
The defaced facade of the Bank of Greece is seen after a night of violence which followed the Greek parliament approval of a deeply unpopular austerity bill in Athens, February 13, 2012. As Greeks head back to the polls in an election that may help to decide whether they stay in Europe's common currency, and as Cypriot politicians move closer to asking for an international bailout - perhaps as early as this week - the story of Andreas Vgenopoulos and Marfin helps explain how Greece and Cyprus got here. Picture taken February 13, 2012.GREECE/MARFIN REUTERS/John Kolesidis
Em Chipre esse limite foi fixado em € 300 por dia, mas muitos observadores acreditam que a Grécia pode muito bem precisa definir um limite diário consideravelmente menor. "O que é que vai ser assim - ninguém permissão para tirar mais do que, eu não sei, com 100 € por dia", perguntou Christos Ekonomou, um cabeleireiro.

Como a escolha da Grécia vem cada vez mais acentuadamente em foco - entre optando por ficar na zona do euro e experimentar ainda mais austeridade, ou incumprimento das suas amortizações e, possivelmente, de voltar ao dracma - alguns economistas sugeriram também, como uma medida provisória, uma casa de recuperação paralela moeda que envolveria notas IOU governamentais e certificados de crédito de imposto.

Na terça-feira, para cada rico residente Kolonaki se preocupando com seu dinheiro, havia uma empresa estatal ou funcionário menos bem-off convencido de que não iria chegar a esse ponto. "Estou preocupado, claro, para o meu trabalho, os meus filhos, o meu futuro. Mas não é sobre o meu dinheiro no banco, disse Nancy Parlakidi fora do Banco Alpha em Stadiou Street. "Essa é a menor das minhas preocupações no momento. O banco é o lugar mais seguro para ele. "

Retirar um par de € 10 notas do Banco Piraeus perto da Praça Sintagma ("mas apenas para que eu possa ir às compras") Georgios Votskaris, um trabalhador de escritório júnior, sugeriu que "as pessoas idosas e as pessoas mais ricas estão retirando dinheiro, porque eles estão com medo.
Alexis Tsipras GreeceREUTERS / Alkis KonstantinidisGreek Primeiro-Ministro Alexis Tsipras olha para o relógio antes de abordar os legisladores durante uma sessão parlamentar para a criação de uma comissão para reivindicar reparações de guerra da Segunda Guerra Mundial no edifício do parlamento em Atenas 10 de março de 2015.

"Primeiro, eu não estou com medo, eu acho que vai ser um negócio. Mas, principalmente, eu realmente não tenho dinheiro para tirar. Eu tenho 33 anos de idade; que tipo de poupança que você acha que eu poderia ter construído ao longo dos últimos cinco anos? "

No Eurobank em Voukourestiou Street, Dimitrios Barpakis, um engenheiro de software de 40 anos de idade, disse a mesma coisa. "Eu não tenho dinheiro para falar que eu poderia começar realmente preocupado. Eu perdi um monte de dinheiro durante esta crise; Eu tive que gastar minhas economias, não colocá-los debaixo da cama. E eu acho que haverá um acordo de última hora. É do interesse de ninguém para lá para não ser. "

"Vai ser ruim e que vai ser difícil, aconteça o que acontecer. Ninguém está enganando a si mesmos sobre isso ", disse Kristina Vongas, um advogado. Mas, apesar das preocupações profundas sobre o futuro económico do seu país, alguns gregos vê nenhum benefício a ser tido de deixar a zona do euro.

Uma recente pesquisa de opinião para o site de notícias NewsIt mostrou como muitos como 74% dos gregos de volta o euro - com totalmente 50% dizendo que eles estariam dispostos a aceitar "grandes concessões" por parte do governo liderado pelo Syriza do país se ele iria ajudar a quebrar o impasse com resgate credores. "Nós temos que ficar," disse Votskaris. "Se sair, as coisas só vão muito, muito pior."

Barpakis concordou: "Nós definitivamente deve ficar em - desde que a zona do euro está preparado para ser o que ele realmente deve ser, que seja uma verdadeira união cujos membros ajudar, não punir, uns aos outros."

Christofosaki, embora, ao mesmo tempo futuro também convencido da Grécia tinha que estar dentro da zona do euro, foi menos certeza de como as coisas iriam arrasar. "O grande problema neste país é um mental", disse ela. Mesmo se fizermos obter concessões e há um acordo, a maioria das pessoas realmente não querem a reforma. Os gregos são muito recalcitrantes. "

Este artigo foi publicado originalmente no guardian.co.uk

Nenhum comentário: