23 de novembro de 2018

EUA podem fechar toda a fronteira com México

Trump adverte: podemos fechar "toda a fronteira" com o México


Durante uma conversa prolongada com a imprensa após um telefonema do Dia de Ação de Graças com líderes militares, o presidente Trump disse que poderia fechar toda a fronteira sul.

Trump disse que recentemente fechou a fronteira entre Tijuana e San Diego e está considerando fechar toda a fronteira sul.

Aqui está um trecho:

REPÓRTER: “Sr. Presidente, que tal a ideia de que os militares podem usar força letal contra esses migrantes?
TRUMP: “Se eles tiverem que, eles vão usar força letal. Eu dei o OK. Se for preciso, espero que eles não precisem, mas você está lidando com um mínimo de 500 criminosos sérios. Então não vou deixar que os militares sejam aproveitados. Eu não tenho escolha. Eu quero que isso aconteça? Absolutamente não, mas você está lidando com pessoas difíceis. Você pergunta às pessoas em Tijuana, no México, elas abriram de braços abertos, apenas entre, entre, deixe-me ajudá-lo, deixe-nos cuidar de você. E dentro de dois dias, agora eles estão ficando loucos para tirá-los. Eles querem que eles saiam. Porque as coisas estão acontecendo, coisas ruins estão acontecendo em Tijuana. E, novamente, não está neste país porque encerramos. Na verdade, dois dias atrás, fechamos a fronteira. Nós na verdade apenas a fechamos. Dizemos que ninguém está chegando porque estava fora de controle. Mas dê uma olhada em Tijuana, no México. Você vê o que está acontecendo lá. É realmente uma situação ruim.
REPÓRTER: “O que você quer dizer com você fechou a fronteira e ninguém está vindo? O que você quer dizer com isso?"
TRUMP: “Se acharmos que é incontrolável, Josh, se acharmos que é - chega a um nível em que vamos perder o controle ou onde as pessoas vão começar a se machucar, vamos fechar a entrada no país por um período do tempo até que possamos controlá-lo ”.
REPÓRTER: “Você quer dizer toda a fronteira?” [Crosstalk]
TRUMP: “Toda a fronteira. Eu quero dizer toda a fronteira. E o México não poderá vender seus carros para os Estados Unidos, onde eles fazem tantos benefícios para eles - não é um grande benefício para nós, a propósito. Mas pelo menos agora temos um bom acordo comercial com o México e com o Canadá. Mas vamos fechar a fronteira. E isso significa que o México não poderá vender seus carros nos Estados Unidos até que esteja aberto. Mas nós vamos ter uma fronteira ou não somos. E quando eles perdem o controle da fronteira no lado do México, acabamos de fechar a fronteira. E nós temos uma fronteira muito poderosa. Nós construímos uma fronteira muito forte em um período muito curto de tempo. E o exército tem sido fantástico, o trabalho que eles fizeram. E, a propósito, a Patrulha de Fronteira e o ICE, todas as forças policiais envolvidas, e também temos a aplicação da lei local, eles fizeram um trabalho incrível. E eles queriam isso para você saber, eu sou o primeiro presidente que fez até este ponto, mas eles queriam isso há anos. E alguns dos presidentes, eu acho que eles não se importavam ou queriam fronteiras abertas. Eu não acho que eles queriam fronteiras abertas. Porque a maioria deles, se você voltar para 2006, todos eles aprovaram essencialmente uma parede, uma cerca muito poderosa, que é praticamente a mesma coisa. Mas em 2006, se você olhar, Obama, você olha para Hillary Clinton, você olha para Schumer, todas as pessoas que estão em pé protestando, elas pensam que é bom para elas politicamente. Veja, eu acho que é ruim para eles politicamente. Eu acho que o fato de eles serem fracos na fronteira é muito, muito ruim para eles politicamente. Mas você sabe, eu sou apenas um político há três anos, então talvez eles saibam melhor do que eu. ”

Nenhum comentário: