20 de outubro de 2019

Sinais de agitação crescente

6 sinais de alerta de que a agitação civil é iminente


    20 Outubro  2019



    Esta semana foi "interessante" na América do Sul. Interessante, de fato, mas como no antigo estilo de maldição chinês.
    Para aqueles de nós deste lado do hemisfério, tendo sido capazes de testemunhar em primeira mão, na linha de frente, como a mesma trama que nos fez sair do nosso país está desencadeando uma vingança contra os países que nos recebeu venezuelanos.
    Sei que questões geopolíticas não são a intenção deste blog, mas por favor, permita-me continuar. Será necessário estabelecer um contexto das circunstâncias. Essa vingança que mencionei tem exatamente as mesmas características que Fidel Castro enviou a Miami, de Mariel, em Cuba (um teste piloto?). O presidente Moreno acusou diretamente Maduro de enviar terroristas ocultos, camuflados entre os refugiados. Para os leitores interessados ​​que talvez comprem o livro que Daisy e eu estamos escrevendo, você encontrará uma relação direta entre viagens de líderes comunistas à América do Sul e turbulências civis geradas dentro de um período de tempo suspeito após a sua "visita". Este não é o único indicador de problemas, de fato. Se lembrarmos, em 1988, o presidente venezuelano Carlos Andres Perez convidou Fidel para sua cerimônia de posse. Algumas pessoas que estavam lá informaram que uma parte significativa dos companheiros de Fidel para a cerimônia não voltou a Cuba. Eles ficaram na Venezuela.
    Dito isto, não é difícil supor que tipo de influência esses "visitantes" tiveram no golpe de estado de 1989. A incrível violência desencadeada nas cidades foi algo totalmente inesperado, e raramente visto em um país como a Venezuela. Para mais detalhes, você lerá sobre isso no livro, com alguns depoimentos de amigos e conhecidos e alguns dados anedóticos. Eu tinha 15 anos na época e lembro de tudo como era ontem.
    O objetivo, finalmente, deste artigo é chegar ao leitor acostumado a essa idéia: a turbulência civil se apresenta tão de repente que talvez a única opção que você tenha seja insinuar.
    Há algumas semanas, tudo estava tão quieto no Equador que era até chato. Não acredita em mim? Veja as notícias. Alguns dias atrás, uma multidão violenta expulsou a polícia do caminho e invadiu a Assembléia Nacional (algo muito semelhante, de fato ao que aconteceu na Venezuela).
    Uma situação muito volátil está se formando em toda a América do Sul.
    Os países que estavam relativamente pacíficos agora são (graças aos terroristas ocultos enviados pelo regime Maduro) um barril de pólvora. O momento não poderia ser pior para mim e meu grupo familiar reduzido. Uma doença antiga voltou e estou lutando para me recuperar pelo menos parcialmente antes que as coisas piorem. Felizmente, estamos em um bairro popular, onde há muitos venezuelanos, e as pessoas que me alugam não reclamam porque eu tenho um bom inquilino: sem barulhos, pagando a tempo (graças à minha extrema frugalidade e generosidade de um poucos leitores, eu tenho que reconhecer). Eles são um casal de idosos e dificilmente me permitiriam ser feridos por uma multidão enfurecida ou alguém da minha família. No entanto, estou pronto para me defender e às minas.
    OK, aqui está a coisa. Talvez você possa ter algumas indicações nos dias próximos sobre como as coisas podem ficar ruins, de repente. Você nem percebe até estar no meio. Se você não acredita em mim, pergunte aos equatorianos. Eles foram pegos no meio de uma tempestade geopolítica agitada do exterior. Saques, prateleiras vazias como resultado e metade do país bloqueado por causa das multidões. Gás lacrimogêneo e tiroteios. Três jovens atirados de uma ponte por outros inimigos raivosos. Coisas assim acontecem quando as pessoas são expostas e desconhecem.
    Eu quero te contar uma coisa. Não estou no meu melhor momento hoje em dia. Mas toda vez que preciso sair de casa por algum motivo, faço isso com a ideia firme e forte em minha mente, de me defender e a minha família (e os meios para fazê-lo). Sendo parcialmente impedida, a defesa terá que ser extremamente rápida e incapacitante. Sem piedade e lamento por isso, mas é verdade. É a configuração da mente do sobrevivente clicando desde que eu vi a cadeia de eventos. Diante da lei depois? Claro, tanto quanto os predadores derrubados também o enfrentam. Há imagens de uma multidão enfurecida (identificada com cores esquerdistas de guerrilha) batendo com bastões pessoas inocentes dentro de um edifício. O mesmo que a Alemanha nos anos 30. Eita.
    Se, por algum motivo, esses poucos parágrafos salvarem sua vida ou alguém que você ama, me sentirei recompensado.
    Embora nossa exposição ao comportamento xenofóbico tenha sido mínima, sei muito bem como as coisas podem ficar ruins no atual clima social. Portanto, os sinais definitivamente não podem ser ignorados. Infelizmente, toda sociedade do mundo parece ter o potencial de turbulência civil, e a possibilidade do aparecimento de gangues mais ou menos organizadas de saqueadores NUNCA pode ser descartada. (Sinto muito, Canadá, nunca estive lá, mas talvez você tenha alguma porcentagem disso acontecendo em algum lugar no futuro).
    Aqui estão 6 sinais de que a agitação civil é iminente ou já está ocorrendo.
    O primeiro sinal, é claro, é ruim quando você anda na rua. Pequenos grupos de pessoas (especialmente homens jovens) olhando para você? Não demonstre medo, mas deixe o local rápido e encontre um local seguro. Uma loja, um restaurante, em algum lugar com guardas, de preferência. Se você é classificado como um habitante "vulnerável" (migrante, minoria étnica etc.), sabe do que estou falando. Não se exponha e fique cinza. Ninguém abrirá uma investigação até muito tempo depois de um ataque nessas circunstâncias. E o que queremos evitar é um ataque.
    O segundo sinal, talvez isso seja mais sutil, quando você vê pessoas que normalmente seriam educadas ou indiferentes, no mínimo, começam a olhar para você de uma maneira agressiva. É surpreendente o número de mulheres de certa idade que insultaram e foram racistas com os venezuelanos em alguns países. (Bem, talvez seja surpreendente para algumas pessoas solteiras… não tanto para mim, de qualquer maneira, risos)
    O terceiro sinal, é claro, são pessoas desaparecendo das ruas. Eu acho que um dos meus piores pesadelos seria estar andando com meu filho no centro da cidade e de repente nos encontrar vagando pelas ruas desertas porque há uma gangue agressiva chegando e você não pode vê-lo. Um dos meus amigos foi pego no meio do golpe de Estado para Rafael Correa há alguns anos no Equador, e quando ele finalmente chegou ao albergue que deveria ter reservado, a mulher que administra o local chuta a mala dele. as escadas, fecharam a porta e nunca se abriram. Vai saber. Um venezuelano nunca teria tratado alguém assim, e tenho orgulho de dizer isso.
    O quarto sinal é (obviamente) a presença de agentes policiais (LEOs) em grandes quantidades nas ruas. Qualquer tipo de uniforme é uma forte indicação da turbulência esperada. Encontre cobertura.
    O quinto sinal nos tempos modernos seria (porque nas demonstrações os uniformes o usavam maciçamente para identificar grupos em potencial como alvo) drones voando perto de algum bloqueio ou ponto de controle de LEOs. E eu sei disso porque as pessoas que participaram das manifestações me informaram. Tudo estava em paz, e depois que eles viram os zangões, minutos depois, todos os infernos se quebraram.
    O sexto sinal, e o último, é quando você começa a ver pessoas vestindo uma única cor. Tudo em preto, ou tudo em branco, ou todos compartilhando uma bandana, ou algum símbolo que indica que eles fazem parte de um grupo.
    Esteja preparado para se defender e a seus entes queridos.
    Dito isto, as medidas lógicas de proteção devem ser tomadas: carregar um bastão, disfarçado de bengala. Isso funcionará melhor se for possível simular um coxo ou algo assim. Essa é a minha primeira escolha. O segundo (dependendo das leis da área) seria uma faca escondida. Um pequeno papel marrom com um pedaço de pão, pêssego ou maçã e um pouco de queijo pode ser útil para explicar por que estamos carregando isso, só por precaução. Isso estaria na minha maleta. Ando vestido decentemente, mas não muito que chamo a atenção. Por alguma razão, acho que alguém com uma jaqueta barata pode ser atacado por uma multidão racista mais rápido do que alguém vestido com um terno (talvez pense que alguém possa ser advogado?).
    Qualquer outra arma contundente que possa ser ocultada deve funcionar. Seja criativo. Nunchukus (para aqueles que praticaram artes marciais como eu) pode ser facilmente escondido sob calças de ginástica soltas, por exemplo.
    Mas a melhor proteção é se expor o menos possível. É disso que eu mais gosto em trabalhos domésticos. Um velho amigo reclamou que a taxa de criminalidade era tão alta ... mas ele era jovem, com pouco mais de 30 anos e adorava festejar a noite toda como um gato macho. Esse alforje vem com o cavalo quando você o compra, companheiro!



    Nenhum comentário: