25 de outubro de 2018

Arkansas

"Probemas em Arkansas": Sistema financeiro de todo o país, apenas implodindo

 

AdventuresInCapitalism.com

25 de outubro de 2018


Durante cada ciclo de crédito, há um credor nacional que todos os outros credores tentam imitar.


Isso ocorre porque uma combinação de rápido crescimento de ativos e margens de juros líquidas elevadas leva a um rápido crescimento dos lucros e à valorização das ações. Infelizmente, para fazer isso, você precisa fazer muitos empréstimos arriscados e fingir que estão totalmente seguros. Lembre-se de todo o país financeiro? Eles eram aqueles que emprestam para você, não importa o quê; sem renda, sem emprego, sem ativos - você é aprovado !!! Qualquer coisa para mostrar crescimento. Todos na indústria financeira os imitaram porque estavam crescendo tão rápido. Além disso, quando você tem uma estrutura de custos fixos, não pode ficar parado e deixar que outros roubem sua fatia de mercado.


Isso me leva ao que pode ser o Countrywide Financial, o Bank OZK (OZK - USA) deste ciclo, antes conhecido como Bank of the Ozarks.


Foi um pouco chato quando ouvi pela primeira vez esses caras há alguns anos atrás; Por que um bando de caras em Little Rock, Arkansas, estava tão concentrado em financiar empreendimentos arriscados em Miami? Não há muitos bancos locais que estão perfeitamente dispostos a perder muito dinheiro neste jogo?


Eu entrei em contato com um amigo que emprestava dinheiro para uma perspectiva: "Eu não tocaria na porcaria em que eles estão emprestando com o dobro da taxa de juros".


Interessante…


Eu arquivei tudo isso na minha cabeça e esqueci o Bank OZK até que meu amigo emprestador me enviou este artigo em julho. Credores “agressivos” e “inovadores” sempre explodem - especialmente quando as taxas aumentam. Se eu encurtar ações, isso estaria no topo da minha lista.


Ops…


Na sexta-feira, soubemos que a implosão já está começando. Dois empréstimos legados de tamanho considerável de 2007 e 2008 foram escritos apenas em 69%. Esta não é uma pequena marca. Ou eles deveriam ter sido marcados anos atrás (não bons) ou algo deu errado de repente (ainda pior). Em ambos os casos, duvido que essas remarcações sejam isoladas no Bank OZK ou em qualquer outro banco.


Embora os bancos dos EUA estejam em melhor situação financeira do que antes da última crise, os níveis de capital central não são particularmente importantes quando as taxas de juros aumentam e os valores dos ativos diminuem. Lembre-se, a mudança de um limite de 2 para um limite de 6 leva a uma perda de 2/3 do valor da propriedade. Mesmo um empréstimo conservadoramente subscrito provavelmente está submerso quando isso acontece. Ainda pior para os bancos, os custos de financiamento também estão aumentando. Um banco é uma estrutura financeira inerentemente incômoda e alavancada. Os valores de ativos financeiros (como a propriedade) estão em máximos históricos e as taxas estão aumentando. Devido à natureza da maioria dos empréstimos de taxa flutuante com taxas de juros em vigor, os primeiros aumentos de taxa não tiveram impacto sobre a maioria dos tomadores de empréstimos. Agora seu custo de capital está levantando esses andares.


Espero mais expansões e uma redução drástica dos empréstimos a seguir. Mesmo que os caras do Arkansas estivessem praticando empréstimos responsáveis, garanto a você que muitos dos bancos que tentaram imitá-los agiram como tolos.


* * *


Pensando em tudo isso, quero reduzir ainda mais minha exposição a empresas que dependem de juros baixos e empréstimos para desenvolvimento. St. Joe (JOE - EUA) é negociado entre 10% e 20% do valor justo, e esse valor provavelmente está aumentando rapidamente por meio de uma combinação de desenvolvimento e recompras. É uma das empresas mais baratas da América e os caras que administram parecem ser inteligentes.


Isso não importará se os bancos começarem a apertar os padrões de empréstimos e se os proprietários de imóveis perderem o preço dos novos empreendimentos. Quero ser o proprietário dessa empresa, mas não vejo o que o catalisador é para desbloquear o valor se as taxas continuarem aumentando. Por isso, tenho reduzido a posição nas últimas semanas com a maior parte das minhas vendas em meados dos anos 16. Foi 17,90 quando escrevi pela primeira vez sobre JOE e hoje é 15,08, levando a uma perda de 15,8% de quando eu mencionei (acho que eu deveria estar fazendo essas atualizações com mais freqüência ...) Espero comprá-lo de volta quando a contagem de ações é menor e o plano de desenvolvimento está mais adiantado. Eu vou estar acompanhando de perto. JOE é uma boa companhia e eu não vejo riscos negativos significativos - eu simplesmente não vejo nenhuma vantagem de curto prazo e prefiro manter meu capital disponível para saques. Eu acho que algo desagradável está chegando no mercado de ações.



Eu retornarei…


Nenhum comentário: