3 de abril de 2017

Trump ameaça lidar sozinho com a Coréia do Norte

Trump adverte China que está pronto para agir sozinho sobre armas nucleares  da Coréia do Norte


O presidente diz que ele poderia "totalmente" lidar com Kim Jong-Un por conta própria se a China não tomar uma linha mais dura contra o estado pária.



Donald Trump disse que os EUA estão preparados para tomar medidas contra a Coréia do Norte se a China não endurecer sua posição sobre o programa nuclear de Kim Jong-Un.

A advertência do presidente vem dias antes de ele deve se encontrar com o presidente chinês Xi Jinping em sua estância de Mar-a-Lago no sul da Flórida.

O par é esperado para discutir disputas comerciais e territoriais no Mar da China Meridional, bem como a agressão de Pyongyang durante as reuniões na quinta e sexta-feira.

Sr. Trump disse ao Financial Times: "Sim, vamos falar sobre a Coréia do Norte.

Image:
Chinese President Xi Jinping shakes hands with US secretary of state Rex TillersonO presidente chinês, Xi Jinping, já se reuniu com o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson

E a China tem grande influência sobre a Coréia do Norte e a China decidirá ajudar-nos com a Coréia do Norte, ou não.

"E se eles fizerem isso será muito bom para a China, e se eles não fizerem isso não será bom para ninguém."

Ele sugeriu que o comércio deve ser o principal incentivo para a China cooperar, mas disse que os EUA poderiam "totalmente" lidar com a Coréia do Norte sozinho, se necessário.

Perguntado para elaborar sobre seu plano, ele disse: "Eu não vou te dizer.

"Você sabe, eu não sou os Estados Unidos do passado onde nós dizemos a você onde nós vamos bater no Oriente Médio."

Embora acredita-se que o apoio diplomático e econômico da China seja crucial para a sobrevivência do regime de Pyongyang, Pequim insiste que tem influência limitada.

O Presidente pareceu suavizar a sua abordagem à União Europeia na entrevista - elogiando a resposta do bloco à votação Brexit.

Durante seu acampamento eleitoral, o Sr. Trump falou abertamente sobre a China - ameaçando aumentar os impostos de importação e declarar a China um manipulador de moeda.
O editor do FT, Lionel Barber, que entrevistou o Sr. Trump no Salão Oval, disse à Sky News: "Ele é o mestre desestabilizador.

"O cara procura alavancagem e acho que isso se aplica a tudo, ele gosta de ser o negociador.

South Carolina governor Nikki Haley speaks at the 2016 National Lawyers Convention.
A embaixadora da ONU, Nikki Haley, alertou que a China deve cooperar com a Coréia do Norte



"Ele gosta de fazer uma grande posição agressiva e depois voltar, e eu acho que você pode ver isso em termos de política externa e da grande história, claro, da Coréia do Norte".

As resoluções da ONU falharam até agora em impedir a Coréia do Norte de realizar testes nucleares e de mísseis.

No ano passado, o Norte conduziu dois testes nucleares e duas dúzias de testes de mísseis balísticos.

Nikki Haley, embaixador da ONU, disse no fim de semana que a China "tem de cooperar" com os EUA para combater a agressão norte-coreana.
Ele disse ao FT que não queria discutir as tarifas com o presidente Xi na próxima reunião, acrescentando: "Talvez na próxima vez que nos encontrarmos".
Ele disse: "Eu acho que Brexit é muito bom para o Reino Unido, ele vai ser muito bom para o Reino Unido.

"Eu teria pensado quando aconteceu que mais se seguiria, mas eu realmente acho que a União Européia está se juntando e isso pode ser uma coisa muito boa para ambos."

Ele acrescentou: "Se você tivesse me perguntado que no dia seguinte à eleição ... eu teria dito, 'Sim, vai começar a desmoronar'.
In Oval Office, @realDonaldTrump delivers his verdict: "You lost, I won". Full interview coming soon...
"Mas eles fizeram um trabalho muito bom e - estou me encontrando com eles muito em breve - eles fizeram um trabalho muito bom em trazê-lo de volta juntos".

Trump, que freqüentemente criticou Angela Merkel durante a campanha presidencial de 2016, insistiu que teve uma "grande" reunião com ela.



Nenhum comentário: