20 de maio de 2016

Crise da Venezuela de perto


Uma carta aberta de Lisa Sullivan


venezuela_supermarket001_16x9
Dear friends,
Cumprimentos do estado de Aragua, na Venezuela, onde estamos conversando com uma pequena delegação norte-americana focada em soluções de base para a crise maciça por comida aqui.
Eu estou chegando a você para compartilhar minhas sérias preocupações sobre o que está acontecendo aqui na Venezuela, a minha casa por mais de três décadas onde trabalhei por 21 anos como missionária católica de leigos da Maryknoll l, então, como Coordenadora para a School of the Americas Watch para a América Latina  .
É por preocupação com os setores mais vulneráveis ​​da Venezuela, como meus vizinhos, que eu quebro o meu silêncio para escrever. Enquanto observo seus esforços para obter alimentos para suas famílias tornam-se mais desesperada e mais fútil, e como eu testemunhar libras caindo de seus corpos, acho que chegou a hora de fazer mais do que a quota de meus próprios armários escassos e jardins como eles compartilham comigo.
Essas pessoas, meus amigos e vizinhos e familiares, estão literalmente sendo engolidos por interesses econômicos e políticos em massa. Uma tempestade perfeita de um colapso dos preços do petróleo globais combinados com erros econômicos internas massivos que levam à corrupção desenfreada em todos os níveis da sociedade deixando estes setores vulneráveis, literalmente, quase morrendo de fome.
A reação dos EUA e outros interesses globais parece claramente baseado nas  enormes reservas de petróleo da Venezuela (a maior do mundo). Esses interesses estão circulando nossa nação como abutres, prontos para cair em cima e  dentro  devorar.
Eu passei horas incontáveis ​​líderes das delegações às Venezuela ao longo dos últimos 12 anos a partilhar os enormes avanços na educação, saúde, habitação e nutrição que retornaram dignidade a milhões de venezuelanos sob a revolução bolivariana. Ao longo desses anos, houve um boicote quase total dos meios de comunicação internacionais a reconhecer esses avanços que levaram a Venezuela se tornar a sociedade mais igualitária nas Américas, ao seu aumento para o 5º lugar mundial para matrícula na faculdade e para a construção de novas casas por um quinto do seu famílias.
As conquistas da revolução Bolivariana eram reais, palpáveis ​​e inspirou um continente. Hoje a nossa realidade é a fome generalizada. O governo atual aponta para uma guerra econômica desencadeada por empresários ricos com o apoio internacional a partir de os EUA que levou à acumulação e escassez de alimentos.
Os EUA apontam para má gestão e mau planejamento por parte do governo bolivariano que levou a uma nação economia totalmente locatário dependente da importação de alimentos.
Meus vizinhos apontam para seus estômagos, enquanto o plantio simultâneo de milho e feijão e bananas em qualquer pequeno espaço, rogando aos céus para chuvas, que também estiveram na imensa falta nesta temporada.
Eu desejo que eu pudesse compartilhar uma mensagem simples ou uma solução com você, como "fechar a SOA". Observando tal cumplicidade nesta crise em torno de mim, perto e longe, eu posso oferecer nenhum slogan simples
No entanto, depois de ter passado uma década viajando pelo continente testemunhar os horrores desencadeados pelos treinados militares latino-americanos pelos EUA em suas próprias pessoas, eu quero, pelo menos, alertar para a possibilidade de um cenário semelhante aqui.
Infelizmente, porque o governo bolivariano já experimentou essa mesma realidade de cumplicidade  em um golpe militar em 2002, eles são ultra-sensível (compreensivelmente) em direção a quaisquer críticas e sugestões, até mesmo dentro de suas próprias fileiras. Involuntariamente que podem contribuir para uma solução militar ou fora eventual em vez de permitir para uma resolução democrática interna para esta grave crise humanitária.
Como a configuração política da América do Sul se desloca rapidamente para a direita conservadora  e o a polarização global de poder está em jogo ativo, Venezuela é a cruz. A grave crise humanitária na Venezuela hoje é real e não uma invenção da imprensa. E as contribuições para esta mentira de crise em vários ombros. E a solução para este problema tem de ser determinado pelo povo venezuelano com o apoio de outros povos latino-americanos.
Esperando que estes dias não trazem piores cenários. Obrigado pelo seu apoio ao longo dos anos.

Abrazos

Lisa

Esta carta vem através Rick Sterling da Força-Tarefa sobre as Américas com a aprovação de Lisa.
Lisa tem levado muitos TFA, NLG e outras delegações na Venezuela a partir de 2003 e até o momento atual.

A fonte original deste artigo é Global Research

Nenhum comentário: