14 de dezembro de 2018

Poderes de guerra contra a guerra no Iêmen

Exclusivo - Rand Paul: "Momento Extraordinário" Quando o Senado Passou Resolução Invocando Poderes de Guerra para Acabar com a Guerra Ilegal no Iêmen


Sen. Rand Paul, R-Ky., arrives for a closed door meeting about Saudi Arabia, Wednesday, Nov. 28, 2018, on Capitol Hill in Washington. Senators who have grown increasingly uneasy with the U.S. response to Saudi Arabia after the killing of journalist Jamal Khashoggi are set to grill top administration officials Wednesday …O senador Rand Paul (R-KY) disse ao Breitbart News que foi um "momento extraordinário" quando o Senado norte-americano aprovar na quinta-feira uma resolução para invocar o ato dos Exércitos expressando desaprovação do Congresso dos EUA da guerra da Arábia Saudita no Iêmen.
A resolução passou 56-41 na passagem final, sob as objeções de muitos republicanos do establishment, mas com forte apoio de conservadores como Paul e Sen. Mike Lee (R-UT), bem como de esquerdistas de base como o senador Bernie Sanders, um Independente de Vermont que convive com os democratas.

"Eu acho que é um momento extraordinário porque durante décadas, talvez por 50 ou 60 anos, o Congresso tem renunciado e abdicado de seu poder para indicar se o país está em guerra", disse Paul à Breitbart News. “Então este é um grande passo e é uma grande maioria votando para dizer que você sabe o quê? Declaração de guerra vem do Congresso e nós não aprovamos a guerra no Iêmen agora. Então esse é um grande passo e ele realmente cruzou o corredor, ambos os lados se unindo. É um grande negócio… A natureza histórica desta sendo a primeira vez desde o Vietnã é enorme ”.

O que Paul quer dizer é que o Congresso dos EUA aprovou a Lei dos Poderes de Guerra em 1973 - anulando o veto presidencial de Richard Nixon - na sequência da altamente impopular Guerra do Vietnã. A lei nunca foi invocada por nenhuma das Câmaras, uma vez que a Câmara e o Senado cancelaram o veto de Nixon, mas agora, na quinta-feira, pela primeira vez, o Senado dos EUA invocou, por maioria, a Lei dos Poderes de Guerra.

Daqui em diante, Paul disse que enquanto a liderança do Partido Republicano usou regras potencialmente ilegais para bloquear a consideração de uma resolução da Câmara, a nova liderança Democrata no lado da Câmara pode ser mais favorável a essa causa em janeiro.

“Eu acho que a liderança da Câmara vai impedir que isso chegue a uma votação - é uma moção privilegiada na Câmara, mas a Câmara estabeleceu uma regra para bloquear o privilégio - não estamos tão certos de que seja legal o que eles estão fazendo, mas eles bloquearam a regra por enquanto ”, disse Paul. “A Casa passa para o controle democrata em janeiro. Veremos. Pode haver uma liderança mais amistosa em janeiro em relação a isso. Muito disso vai depender do que os sauditas fazem. Se os sauditas pudessem cessar fogo e tentar encontrar a paz no Iêmen, o que seria diferente do que vinham fazendo, provavelmente haveria menos pressão por aqui para forçá-los à mesa de negociações. Veremos o que acontece. Parte disso depende do comportamento saudita e do que se desenrola no Iêmen. Parte disso depende se eles continuam a dizer que seu governo está exatamente igual e os responsáveis ​​por Kashoggi continuarão a administrar o governo saudita. Isso significa que vai continuar a haver problemas. ”

Paul acredita que sair da guerra da Arábia Saudita no Iêmen - EUA. o envolvimento iniciado durante o governo de Barack Obama, sem a aprovação do Congresso - se encaixa com a visão de política externa do "Primeiro Primeiro" do presidente Donald Trump, embora o presidente fosse contra essa resolução em particular.

“Ainda quando falo com o presidente, ouço-o dizendo que ele não quer gastar um bom dinheiro depois do mau no Oriente Médio, no Afeganistão, mas eu acho que é uma política conflitante no sentido de que algumas das pessoas que o cercam Encoraje-o dizendo "oh, temos que ficar, ou o Irã assume o Oriente Médio", disse Paul. “Eu acho que é um argumento improvável. Eu acho que o Irã é em grande parte atingido por Israel e Arábia Saudita, então eu acho que a maioria deles pode se defender e não exige que nos envolvamos em todas as batalhas no Oriente Médio. E então eu acho que é o América Primeiro - nós temos um déficit de trilhões de dólares este ano, e ainda há coisas em casa que o Presidente Trump falou, infra-estrutura e outras coisas que nós simplesmente não temos dinheiro para pagar, mas se nós não estivéssemos gastando US $ 50 bilhões por ano no Afeganistão ”.

Nenhum comentário: