12 de março de 2019

A Guerra da Energia elétrica na Venezuela

Guerra da eletricidade do  governo  Trump na Venezuela a mais grave de que se tem notícia


Na quinta-feira, a usina hidrelétrica de barragem de Guri, na Venezuela, foi atacada ciberneticamente às 17h, durante a hora do rush da tarde, causando o máximo de perturbações.
Até 80% do país foi afetado, danos causados ​​mais graves do que se pensava inicialmente. Semanas ou meses de planejamento provavelmente precederam o que aconteceu - os EUA por trás disso? considerável especialização necessária para conseguir isso.
Na sexta-feira, outro ataque cibernético ocorreu, seguido por um terceiro no sábado, afetando partes do país onde a energia foi restaurada, complicando ainda mais a resolução do problema, dizendo Maduro:
Depois que o poder foi restaurado para cerca de 70% do país, "recebemos outro ataque, de natureza cibernética, ao meio-dia ... que perturbou o processo de reconexão e eliminou tudo o que havia sido alcançado até o meio-dia", acrescentando:
"(U) ma das fontes de geração que estava funcionando perfeitamente" foi sabotado novamente ... infiltrados ... atacando a companhia elétrica por dentro. "
A energia está sendo restaurada “manualmente”, os esforços continuam a aprender precisamente por que os sistemas computadorizados falharam - as coisas se complicaram ainda mais depois que um transformador da subestação do estado de Bolívar explodiu e queimou, sugerindo mais sabotagem.
O que está acontecendo na Venezuela é semelhante a infectar as usinas nucleares iranianas de Bushehr e Natanz com um vírus de computador malware Stuxnet em 2010, uma provável operação conjunta de inteligência EUA / Israel. Edward Snowden culpou-os pelo que aconteceu.
Na época, as operações foram interrompidas indefinidamente. O Irã chamou o incidente de um ato hostil. O general Gholam-Reza Jalali disse que se as instalações afetadas fossem infectadas on-line, toda a rede de energia elétrica do Irã poderia ter sido desativada.
Demorou meses para resolver completamente o problema. Após o ataque do verão de 2010, o malware continuou a infectar as centrífugas das instalações, exigindo sua substituição.
Uma análise do Instituto de Ciência e Segurança Internacional disse
“(A) supondo que o Irã tenha cautela, é improvável que o Stuxnet destrua mais centrífugas nas (fábricas afetadas)”.

“O Irã provavelmente limpou o malware de seus sistemas de controle. Para evitar a re-infecção, o Irã terá que tomar cuidado especial, pois muitos computadores no Irã contêm o Stuxnet ”, acrescentando:
“Embora o Stuxnet pareça ter sido projetado para destruir as centrífugas (instalações nucleares iranianas), a destruição não foi de forma alguma total”.
“O Stuxnet não reduziu a produção de urânio de baixo enriquecimento (LEU) durante 2010. As quantidades de LEU certamente poderiam ter sido maiores, e o Stuxnet poderia ser uma parte importante da razão pela qual eles não aumentaram significativamente”.
“(T) aqui permanecem questões importantes sobre o motivo pelo qual o Stuxnet destruiu apenas 1.000 centrífugas. Uma observação é que pode ser mais difícil destruir as centrífugas pelo uso de ataques cibernéticos do que se costuma acreditar. ”
O chefe da usina nuclear de Bushehr disse que apenas computadores pessoais da equipe foram infectados pelo vírus Stuxnet. A então ministra das Telecomunicações do Irã, Reza Taghipour, disse que os sistemas do governo não sofreram danos sérios.

O diretor do Conselho de Tecnologia da Informação do Irã, Mahmud Liaii, disse

“(A) uma guerra eletrônica foi lançada contra o Irã ... Este worm de computador foi projetado para transferir dados sobre linhas de produção de nossas plantas industriais para locais fora do Irã.”
O vice-chefe da empresa de tecnologia da informação do governo do Irã, Hamid Alipour, disse

"(T) o ataque ainda está em andamento e novas versões deste vírus estão se espalhando", acrescentando:
"Previmos que poderíamos extirpar o vírus dentro de um a dois meses, mas o vírus não é estável e, desde que começamos o processo de limpeza, três novas versões se espalharam".
Se um malware semelhante ao Stuxnet fosse usado contra a rede elétrica da Venezuela, o problema poderia durar meses, partes do país continuaram a ser afetadas por interrupções por algum tempo.
O governo de Maduro precisará reunir um considerável conhecimento técnico para resolver completamente as coisas - o tipo de habilidade em software de segurança cibernética / antivírus / segurança que a empresa multinacional Kaspersky Lab, sediada na Rússia, pode oferecer.
Ele também pode identificar a origem do ataque e colocar a culpa onde ele pertence - os EUA mais provavelmente responsáveis. É claramente motivo, oportunidade e perícia - travar guerra à Venezuela por outros meios para derrubar o seu governo e ganhar outro troféu imperial.
Se a infecção por malware for generalizada, interrupções contínuas podem acontecer até que o problema seja totalmente resolvido.
A resolução pode levar meses, persistindo a perturbação no país, claramente o motivo por trás do ataque.

*

Nota para os leitores: por favor, clique nos botões de compartilhamento abaixo. Encaminhar este artigo para suas listas de e-mail. Crosspost no seu blog, fóruns na internet. etc.

O premiado autor Stephen Lendman vive em Chicago. Ele pode ser encontrado em lendmanstephen@sbcglobal.net. Ele é um pesquisador associado do Centro de Pesquisa sobre Globalização (CRG)

Seu novo livro como editor e colaborador é intitulado “Flashpoint in Ukraine: US Drive for Hegemony Risks WW III.”
Visite seu blog  sjlendman.blogspot.com.
Imagem em destaque é de Novinite.com

Um comentário:

Rebecca disse...

Este é um testemunho que eu direi a cada um que ouça. Eu tenho casado quatro anos e no quinto ano do meu casamento, outra mulher teve que levar meu amante longe de mim e meu marido me deixou e as crianças e nós sofremos por dois anos até que eu encontrei um post onde este homem Dr.Wealthy ter ajudado alguém e eu decidi dar-lhe uma tentativa de me ajudar a trazer o meu amante de volta para casa e acreditar em mim eu só enviar minha foto para ele e do meu marido e depois de 48 horas como ele me disse, eu vi um carro dirigiu para o casa e eis que era meu marido e ele veio para mim e para as crianças e é por isso que eu estou feliz em fazer com que cada um de vocês pareça conhecer este homem e ter seu amante de volta para o seu eu. Seu email: wealthylovespell@gmail.com .OU VOCÊ TAMBÉM PODE ADICIONAR ELE SOBRE O WHATSAPP USANDO ESTE NÚMERO DE CELULAR +2348164728160.