11 de março de 2019

Irã a usar sistema financeiro do Iraque para driblar sanções dos EUA

Rouhani está em Bagdá para aproveitar os bancos do Iraque por agredirem as sanções americanas contra o Irã.

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, iniciou uma visita a Bagdá na segunda-feira, 11 de março, com o objetivo principal de aproveitar dos bancos do Iraque como o principal mecanismo de Teerã para derrotar a sanção norte-americana às vendas de petróleo. Isso é revelado exclusivamente pelo DEBKAfile. Rouhani formalizará o acordo, que está em discussão há mais de um mês entre Teerã e o primeiro-ministro iraquiano, Adel Abdel Mahdi. Eles concordaram, em princípio, em criar um mecanismo para permitir que clientes estrangeiros iranianos comprassem petróleo e gás, desafiando as sanções do presidente Donald Trump, registrando as transações como compras de petróleo iraquiano. O pagamento deve ser depositado em bancos iraquianos em Bagdá e Basra, depois discretamente transferidos em euros para bancos em Teerã.

O primeiro-ministro Mahdi não espera que o governo Trump crie problemas por causa desse subterfúgio. Ele está sob enorme pressão do Irã e das milícias xiitas do Iraque sob o comando do chefe da  Al Qods, general Qassem Soleimani, para ordenar que as forças dos EUA se retirem do Iraque. Ele acredita, portanto, que detém sobre a cabeça de Washington a ameaça de pressionar o Irã e ordenar que os 5.200 militares americanos façam as malas e deixem suas bases, caso os EUA tomem medidas contra os bancos iraquianos que conspiram para acabar com as sanções americanas.

Esse pedido minaria a estratégia do governo Trump no Oriente Médio e no Golfo. Os EUA concedem apoio financeiro e militar substancial a Bagdá para garantir um eixo para essa estratégia contra a influência de Teerã na influência dominante na capital iraquiana.

No entanto, o negócio está na bolsa. Em 6 de fevereiro, o governador do banco central iraquiano Abdolnasser Hemmat e seu colega iraniano Ali Mohsen Ismail al-Alaq chegaram a um acordo de princípio. Rouhani, que está acompanhado em sua visita de três dias a Bagdá pelo ministro das Relações Exteriores, Mohammed Javad Zarif, e pelo ministro do Petróleo, Bijan Zangeneh, deve acrescentar o selo do governo à transação.

Enquanto isso, Washington advertiu o governo Mahdi contra conivência com Teerã para vencer as sanções anti-Irã dos EUA. Na sexta-feira, 8 de março, o secretário de Estado, Mike Pompeo, telefonou para o primeiro-ministro iraquiano com cautela. Se os bancos iraquianos realizarem o acordo de sanções contra Teerã, os EUA bloquearão seu acesso aos mercados financeiros internacionais regidos pelo dólar dos EUA.

Washington e Bagdá estão à beira de um confronto. É marcado pela ativação iminente de bancos iraquianos por quebrar o embargo dos EUA às vendas de petróleo iraniano, além da ameaça de Bagdá de exigir a remoção das forças dos EUA. Esse impasse é a razão pela qual os EUA enviaram nos últimos dias forças adicionais para fortalecer suas bases no Iraque, como as fontes militares de DEBKAfile relataram pela primeira vez em 9 de março. As unidades adicionais foram extraídas das bases dos EUA em Israel e na Jordânia.



Um comentário:

Rebecca disse...

Este é um testemunho que eu direi a cada um que ouça. Eu tenho casado quatro anos e no quinto ano do meu casamento, outra mulher teve que levar meu amante longe de mim e meu marido me deixou e as crianças e nós sofremos por dois anos até que eu encontrei um post onde este homem Dr.Wealthy ter ajudado alguém e eu decidi dar-lhe uma tentativa de me ajudar a trazer o meu amante de volta para casa e acreditar em mim eu só enviar minha foto para ele e do meu marido e depois de 48 horas como ele me disse, eu vi um carro dirigiu para o casa e eis que era meu marido e ele veio para mim e para as crianças e é por isso que eu estou feliz em fazer com que cada um de vocês pareça conhecer este homem e ter seu amante de volta para o seu eu. Seu email: wealthylovespell@gmail.com .OU VOCÊ TAMBÉM PODE ADICIONAR ELE SOBRE O WHATSAPP USANDO ESTE NÚMERO DE CELULAR +2348164728160.