9 de março de 2019

Venezuela

Venezuela cede sob queda de energia  maciço, falta de comunicação

SCOTT SMITH, FABIOLA SANCHEZ e CHRISTOPHER TORCHIA
ontem

CARACAS, Venezuela (AP) - A pior falha de energia e comunicações da Venezuela na sexta-feira aprofundou uma sensação de isolamento e decadência, colocando em risco pacientes hospitalizados, obrigando escolas e empresas a fechar e cortar pessoas de suas famílias, amigos e do mundo exterior.

Enquanto a eletricidade retornava a algumas partes de Caracas quase 24 horas depois das luzes, os telefones e a internet pararam de funcionar, várias outras cidades populosas permaneceram no escuro quando a noite se aproximava.
"Estou desesperada", disse Maria Isabel Garcia, uma funcionária de 39 anos que não conseguiu comprar comida para seus três filhos porque não conseguiu tirar dinheiro do banco na quinta-feira.
O apagão marcou mais um duro golpe em um país paralisado pela turbulência quando a disputa de poder entre o presidente venezuelano Nicolas Maduro e o líder da oposição Juan Guaido se estende para seu segundo mês e as dificuldades econômicas crescem.
Os venezuelanos se acostumaram com os cortes de energia, mas nada como o que atingiu a hora do rush na noite de quinta-feira, enviando milhares de pessoas em longas caminhadas noturnas no escuro para suas casas. Chegou a praticamente todas as partes do país, rico em petróleo, de 31 milhões de habitantes, que já foi mais rico da América Latina, mas agora sofre com a escassez e a hiperinflação projetadas pelo Fundo Monetário Internacional para chegar a impressionantes 10 milhões este ano. décimo da sua população a fugir nos últimos anos.

As pessoas andam em uma rua escura durante uma queda de energia em Caracas, Venezuela. (AP Photo / Ariana Cubillos)
Os venezuelanos que lutavam para colocar comida na mesa preocupavam-se que os poucos itens em suas geladeiras se estragariam. Um defensor do hospital relatou que houve pelo menos duas mortes confirmadas devido à interrupção: um bebê em uma unidade neonatal e um paciente no hospital infantil. Os venezuelanos com doenças crônicas gostavam de diabetes procurando gelo para preservar seu suprimento limitado de medicamentos.
O blecaute rapidamente se tornou um ponto de disputa entre Maduro, que culpou a sabotagem projetada pelos "Estados Unidos imperialistas" e o líder da oposição Juan Guaido, que afirmou que a corrupção e a má administração do Estado deixaram a rede elétrica em ruínas. Guaido, o líder da Assembléia Nacional da Venezuela, retornou de uma turnê latino-americana para a Venezuela na segunda-feira, a fim de intensificar sua campanha para derrubar Maduro e realizar eleições e pediu novos protestos no sábado.
Muitos dos mais de 3,4 milhões de venezuelanos que fugiram até agora deixaram habilidades valiosas - incluindo experiência em energia - e as alegações do governo sobre a conspiração de sabotadores foram recebidas com ceticismo por muitos em Caracas.

"Eles sempre dizem a mesma coisa", disse Carlos Ramos, um economista que esperava para ver um médico do lado de fora do saguão escuro de um hospital de Caracas.

Em outra parte da cidade, a doutora Luz Ardila Suarez, uma ginecologista, disse que muitos funcionários do hospital onde ela trabalha ainda estavam no trabalho na manhã de sexta-feira porque não conseguiram chegar em casa na noite anterior. Como outros hospitais, ela disse que a instalação dependia de geradores, mas só tinha combustível suficiente para outro dia ou dois e que estava especialmente preocupada com pacientes em tratamento intensivo.

"Há pacientes que estão conectados a máquinas", disse Suarez. "E, claro, não há água."

O Dr. Julio Castro, um dos líderes dos médicos sem fins lucrativos para a saúde, relatou no Twitter que cerca de metade dos 23 hospitais pesquisados ​​estavam lidando com geradores falidos.
Outro grupo de defesa da saúde, a CODEVIDA, relatou que milhares de pacientes em diálise estavam sem tratamento devido à interrupção. Os defensores estavam particularmente preocupados com os pacientes que dependem de respiradores e com a falta de ar condicionado em vários hospitais, o que é necessário para manter as instalações refrigeradas, a fim de evitar a disseminação de bactérias.
No início da tarde de sexta-feira, moradores e a emissora estatal pró-governamental VTV informaram que o poder estava voltando a partes de Caracas. Semáforos em vários bairros estavam de volta, enquanto em um prédio de escritórios a eletricidade piscou para a vida e depois desligou.
Os problemas econômicos da Venezuela provavelmente aumentarão à medida que as sanções dos EUA contra sua indústria petrolífera cobram seu preço, parte de um esforço internacional para tirar Maduro do poder. Os Estados Unidos e cerca de 50 outros países apoiam a afirmação de Guaido de que ele é o presidente interino da Venezuela, e que a reeleição de Maduro no ano passado foi ilegítima porque os principais líderes da oposição foram impedidos de concorrer.
Guaido e Maduro, cujos principais apoiadores são a Rússia e Cuba, planejaram manifestações rivais enquanto tentam energizar seus partidários.

"A guerra de eletricidade declarada e dirigida pelos Estados Unidos imperialistas contra nosso povo será superada!", Escreveu Maduro no Twitter.



Os clientes fazem fila em um posto de gasolina em Caracas, enquanto a Venezuela ainda estava sem eletricidade pelo segundo dia. (Foto AP / Eduardo Verdugo)
A operadora de eletricidade estatal culpou a interrupção em um ato de “sabotagem” na represa de Guri, uma das maiores hidrelétricas do mundo e a pedra fundamental da rede elétrica da Venezuela. O ministro da Informação, Jorge Rodriguez, descreveu-o como um ataque cibernético ao sistema operacional da represa, que sinaliza às máquinas se aumentam ou diminuem a potência com base na capacidade e demanda.

"Ao atacar o sistema de controle automatizado, as máquinas param como um mecanismo de proteção", disse ele.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, disse que apenas Maduro é o culpado.
"As políticas de Maduro não trazem nada além de escuridão", escreveu Pompeo na mídia social. “Sem comida. Nenhum remédio. Agora sem energia. Em seguida, não Maduro.
Autoridades de alto escalão foram acusadas em processos judiciais americanos de roubar dinheiro do governo destinado ao sistema elétrico. As autoridades venezuelanas acusam rotineiramente a oposição de sabotar a infraestrutura, embora raramente forneçam evidências.
O governo mantém as contas de energia domésticas excepcionalmente baixas - apenas alguns dólares por mês - dependendo muito dos subsídios do governo Maduro, que está sob crescente pressão financeira.
As mídias sociais normalmente hiperativas da Venezuela foram silenciadas durante o blecaute. Aqueles que conseguiram obter um sinal usaram a hashtag #SinLuz - sem luz em inglês - para compartilhar imagens de cidades parecidas com cidades fantasmas.
Um usuário postou um vídeo de uma enfermeira bombeando manualmente ar para os pulmões de uma criança. Outros postaram fotos de longas filas de carros em postos de gasolina na esperança de conseguir combustível. Um homem angustiado que ele tinha 17 horas sem ouvir de sua mãe.
Netblocks, um grupo não-governamental baseado na Europa que monitora a censura na internet, disse que os dados de conectividade online indicam que a interrupção é a maior em registros recentes na América Latina.
Enquanto o blecaute continuava, a paciência de muitos venezuelanos estava se esgotando. Em ambas as quintas e sextas-feiras à noite, moradores de bairros ainda escurecidos batiam panelas e panelas em protesto. Os donos de empresas reclamavam de perdas que certamente agravariam uma perspectiva econômica já sombria.

"Eu não posso trabalhar. Eu não posso fazer nada ”, disse Veronica Padrino, uma advogada que participou de uma manifestação de mulheres em Caracas. "Não consigo me comunicar com minha família."
___
Os redatores da Associated Press, Jorge Rueda, em Caracas, e Christine Armario e Joshua Goodman, em Bogotá, Colômbia, contribuíram para este relatório.

Um comentário:

Rebecca disse...

Este é um testemunho que eu direi a cada um que ouça. Eu tenho casado quatro anos e no quinto ano do meu casamento, outra mulher teve que levar meu amante longe de mim e meu marido me deixou e as crianças e nós sofremos por dois anos até que eu encontrei um post onde este homem Dr.Wealthy ter ajudado alguém e eu decidi dar-lhe uma tentativa de me ajudar a trazer o meu amante de volta para casa e acreditar em mim eu só enviar minha foto para ele e do meu marido e depois de 48 horas como ele me disse, eu vi um carro dirigiu para o casa e eis que era meu marido e ele veio para mim e para as crianças e é por isso que eu estou feliz em fazer com que cada um de vocês pareça conhecer este homem e ter seu amante de volta para o seu eu. Seu email: wealthylovespell@gmail.com .OU VOCÊ TAMBÉM PODE ADICIONAR ELE SOBRE O WHATSAPP USANDO ESTE NÚMERO DE CELULAR +2348164728160.